PT  / EN

"Há uma altura na vida em que o tempo começa 
a passar mais rápido e a vontade de deixar um legado cresce."

Foi em 2011 que José Rodrigues se deixou encantar pelas planícies alentejanas e decidiu comprar o Monte da Ribeira, propriedade de cerca de 12 hectares nas proximidades de Évora, num talhão da antiga Herdade da Avessada, onde plantou um pomar e uma pequena vinha.
A compra de um tractor e alfaias para granjear a propriedade, levou à necessidade de construir  uma garagem para os guardar. Mas numa paisagem natural protegida como é a sua, esta construção só seria possível no âmbito de um projecto industrial como o de uma adega. Daqui veio a sugestão que despertou o desejo de vir a plantar mais vinha e fazer o seu próprio vinho.
Quis José Rodrigues que a adega fosse desenhada pelo arquitecto Jorge Fragoso Pires, que a concebeu em perfeita sintonia com a envolvência, tendo como principal preocupação a sua funcionalidade. Através de “passos pequenos e seguros”, como descreve o produtor, o Monte da Ribeira tem vindo a afirmar-se como, mais do que um motivo de reunião de família e amigos, um local de criação de vinhos únicos e exclusivos. José Rodrigues faz questão de apresentar pessoalmente os vinhos, mostrando-se feliz com os resultados deste seu projecto que pretende fazer crescer.